]

sábado, 30 de junho de 2012

Sustentabilidade da Segurança Social está garantida, mas há “problema de saldo”

O secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa, admitiu hoje, em Viana do Castelo, que há um “problema de saldo” na Segurança Social, mas sublinhou que a sustentabilidade do sistema “está, neste momento, garantida”.
 
“A sustentabilidade está, neste momento, garantida, não há razões para alarme. Nós não contribuímos para um debate alarmista na opinião pública nem na sociedade portuguesa”, afirmou o governante, à margem de uma reunião de trabalho com as instituições particulares de solidariedade social do distrito de Viana do Castelo.


Marco António Costa disse que “é público” que a Segurança Social (SS) “tem perdido receitas contributivas”, fruto do crescimento do desemprego, que acarreta também “uma pressão significativa” para as contas da SS, com o pagamento dos subsídios de desemprego.

“Quando há menos receita e mais despesa, há um problema de saldo. Isso não implica imediatamente o salto que está a ser dado, dizendo que está em causa a sustentabilidade da SS”, acrescentou.

O secretário de Estado admitiu que “há matérias que merecem reflexão, estudos, análises”, mas sublinhou que a prioridade do Governo neste momento é “chegar a todos os portugueses que precisam do apoio do Estado, encontrar soluções para ajudar essas pessoas”. 

                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário