]

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Rio: preparativos para a caminhada pelo Clima

Uma escultura de areia chama a atenção na Praia de Copacabana. Criada pelo artista Rogean Rodrigues, a obra destaca a figura de uma mãe e filho abraçados. Logo abaixo, a frase “Proteger o planeta é um ato de amor” indica que não é uma escultura qualquer: mas sim de uma peça de campanha em prol das gerações futuras. O Rio de Janeiro começou a receber a mobilização iniciada pela Avaaz chamar a população a participar da caminhada pelo clima - Rio, um evento ligado a outros 1,5 mil que aconteceu simultaneamente em 21 de setembro pelo mundo.


A ideia é reunir a população para exigir que os governos se comprometam a adotar fontes de energia 100% limpas até 2050. A caminhada aconteceu 2 dias antes da abertura da Cúpula de Líderes pelo Clima, convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, que ocorrerá em Nova York. A presidente Dilma Rousseff é convidada. Ban Ki-moon, que apoia a mobilização, reservou 20 minutos na reunião nos quais serão exibidas imagens das manifestações.

“Nossos líderes colocaram os interesses econômicos de seus países à frente do futuro da humanidade por tempo demais”, afirma Michael Freitas Mohallem, diretor de campanhas da Avaaz. “Marchas similares à do Rio ocorrerão em Nova York, Berlim, Paris, Londres, Melbourne, Bogotá e Vancouver, além de mais de mil pequenos eventos de apoio.”

estudio alecrim-0076

Nenhum comentário:

Postar um comentário