]

domingo, 25 de março de 2012

Produtos Sustentáveis – Podem Ajudar Você e o Meio Ambiente

Vivemos em uma sociedade que prioriza o consumismo em massa de muitos produtos, como aparelhos altamente tecnológicos, brinquedos ou mesmo alimentos, o que acaba por degradar a consciência de um mundo mais estável ecologicamente. Porém, com a série de catástrofes e problemas ambientais causados por esse consumismo, algumas das maiores empresas do mundo, ONGs, e a própria população de algumas cidades têm tomado diversas atitudes para garantir um maior equilíbrio com a natureza, o que foi chamado de sustentabilidade.

Apesar de muitas pessoas considerarem a sustentabilidade apenas uma série de atitudes pequenas para ajudar a natureza, ela engloba muito mais objetivos, como o próprio desenvolvimento tecnológico e táticas para manter um consumo mais equilibrado que não agrida o meio ambiente. Pensando desta forma, várias empresas e ONGs incentivam a criação de produtos sustentáveis, sejam eles novas tecnologias em comunhão com a natureza ou novas maneiras de utilizar materiais já existentes que acabam indo para o lixo por não ter um propósito.

No campo da tecnologia, já foram inventadas diversas peças interessantes, como o curioso Ray, ou Recharge Naturally, aparelho utilizado para recarga de aparelhos como smartphones, celulares ou computadores que possuam entrada USB, captando a energia solar e usando-a para carregar os aparelhos. A rede colaborativa que fabrica o Ray, a Quirky, também possui diversos outros materiais, os quais estão disponíveis em seu site.

Quanto aos materiais já existentes, é possível utilizá-los de várias formas, basta usar a imaginação. Um dos materiais mais versáteis para a produção de produtos sustentáveis é o plástico, em todas as suas formas. Com pneus, por exemplo, é possível fazer vasos para plantas e hortas, acessórios para roupas como cintos e pulseiras, solas de sapatos e várias outras coisas. É possível criar também origamis, famosas miniaturas orientais feitas de papel.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário