]

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pequenas empresas ganham incentivo do BID para medir pegada de carbono

O Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN) do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), lançou um programa para incentivar pequenas empresas a medirem suas pegadas de carbono. 

Duzentas companhias serão acompanhadas e vão aprender como gerenciar suas emissões de gases de efeito estufa. O projeto vai ter investimento de 2,8 milhões de dólares.

Uma preocupação das grandes empresas, a emissão de gases que prejudicam o meio ambiente não costuma entrar na pauta de negócios de pequeno porte. O programa vai oferecer apoio técnico sobre como fazer e manter inventários de emissões.

Além disso, o BID pretende ajudar as PMEs a identificarem oportunidades de negócios dentro deste mercado. Segundo a organização, essas empresas não encontram incentivos e não há inspetores independentes de emissões que garantam dados confiáveis.

De acordo com o BID, ainda haverá uma segunda etapa do projeto para definir como as 200 empresas serão selecionadas. A princípio, vai contar pontos ter comprometimento em implementar os sistemas, possibilidade de reduzir de fato as emissões, estar ligado a cadeias maiores e setores estratégicos e o tamanho da empresa.

O projeto será executado pela ABNT. “Munidas de melhores ferramentas e capacidades, as PMEs brasileiras não ficarão mais à margem da crescente economia verde da região”, disse, em nota para a imprensa, Zachary Levey, chefe da equipe do projeto no FUMIN.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário