A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, realiza um estudos para desenvolver sistemas de abastecimento de veículos elétricos na cidade de Campinas. O Programa de Mobilidade Elétrica visa, nos próximos cinco anos, viabilizar a utilização de veículos elétricos em frotas empresariais.Realizado no âmbito de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o programa prevê a instalação de 100 pontos de recarga de automóveis elétricos. Segundo Vinícius Teixeira, gerente de inovação da CPFL Energia, a fase inicial do programa receberá R$ 6,5 milhões em investimentos, entre veículos e infraestrutura. “O recurso investido pode aumentar chegar a R$ 25 milhões até o final do programa”.
O programa conta com dois novos veículos Z.E. (Zero Emissão), adquiridos recentemente da Renault. O Zoe, um hatch compacto para quatro pessoas e autonomia superior aos 210 quilômetros e o Kangoo Z.E o primeiro furgão 100% elétrico do mercado.
Além da Renault, a CPFL Energia conversa com outras empresas privadas e agentes do setor público para estabelecer parcerias. “A organização que queria entrar com o participante do programa pode adquirir os seus próprios veículos ou utilizar a frota disponibilizada pela pesquisa, entrando assim como co-financiadores. Eles receberão todas as informações, os estudos e capacitação para incluir os veículos elétricos como parte da frota”, comenta Teixeira.

Fonte: Site Revista Sustentabilidade